7 de julho de 2011

O crack


Cloridrato de cocaína, bicarbonato de sódio e água destilada. A pequena receita da droga que vicia e mata mais jovens atualmente no Brasil, o Crack. Este pequeno composto químico produzido principalmente pela mistura da pasta da cocaína (vinda de países como Colômbia, Peru e Bolívia) e bicarbonato de sódio, é considerado atualmente a droga ilícita mais viciante, por ser muito forte e trazer um poder de euforia cinco vezes superior ao da cocaína, mas seu efeito dura menos tempo que as outras drogas, levando a um uso repetitivo. Já se foram todos os dados. Entretanto, o que leva uma pessoa a usar o crack?

O usuário de crack geralmente já foi um consumidor de outros tipos de drogas, então para responder essa pergunta é preciso ir mais fundo. O que leva pessoas a consumirem drogas?

A psicologia diz que a vilã da história, em geral, são pressões emocionais, causadas pela falta de apoio familiar, conselho de amigos e mais outros inúmeros motivos. A verdade por trás de tudo isso é que o crack, tanto quanto outras drogas, é consumido por escolha. A responsabilidade do uso de substancias ilícitas não cai sobre a sociedade, mas sobre o individuo que as consomem, afinal é uma questão de livre arbítrio. O viciado está sempre procurando ousadia, excitação e emoção, as drogas são capazes de atender estas necessidades deles de quebrar a rotina. A sociedade é preconceituosa e rejeita o usuário de drogas, isto os leva ao consumo mais profundo é aonde  a droga que usam se torna insuficiente para atender suas necessidades e passam a usar ao mais forte: o crack.

O fator culpa sobre o uso de drogas é uma faca de dois cumes, em que de um lado esta a sociedade e do outro o usuário, ambos são afetados pela criminalidade resultante da compra e venda de substancias ilícitas. Quando se fala em sociedade neste sentido abordado aqui, as pessoas são levadas ao conceito neandertal de imaginar que a culpa é das massas menos beneficiados financeiramente, ou seja, os pobres. Um pensamento totalmente preconceituoso, pois tanto pobres quanto ricos consomem e vendem drogas e o crack não é uma exceção.

A solução para se abolir o uso do crack depende do usuário, pois somente ele sabe o que é bom para seu corpo e alma, mas é a sociedade que deve levar esta informação a ele. Tanto a culpa quanta a solução é mútua, mas para que algo seja feito o viciado tem que querer ajuda para ser ajudado e as pessoas devem estar prontas para atendê-lo, sem preconceitos e discriminação. Todos somos humanos e todos um dia precisaremos de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens