21 de julho de 2011

Os prazeres de uma vida bem vivida

O que sou? Um corpo exausto pela longínqua idade ou uma alma que ainda insiste em viver?
Os cabelos brancos denunciam minha longa idade. Meu corpo já se encontra ao fim desta vida, mas seu desgaste já não é à toa, anos de trabalho árduo para sustentar minha futura geração. Não irei dizer que a vida foi injusta comigo, aproveitei tudo que ela me concedeu. Pude beijar e desfrutar de todas as damas que eu consegui até encontrar a minha rainha a quem dedicava cada minuto de meu ser, mulher que me concedera belos filhos. Sei que estou velho e fui vencido pela idade, mas o tempo ainda não levou meu espírito de lutar pela vida, como sempre fiz nos momentos difíceis. Sim, nem sempre fui rodeado por estes requintes, houve época que a comida não era farta e tinha de ser racionada para durar até a próxima colheita. Minha mente nunca esteve tão lúcida, enxergo toda minha história, meus erros, decepções e todas aquelas loucuras joviais. Lembro-me dos bailes, das belas damas a deslizarem seus corpos sobre o meu nos passos do samba. Claro que dancei, o Carnaval no Rio era para mim como o piano para Beethoven e a ciência para Einstein. Foi inclusive nos arredores de uma tabacaria carioca, que promovia o mais sinfônico samba do Carnaval, que conheci minha bela rainha. Estava a bailar como sempre pelos carriches de Ipanema quando vi aquele formoso corpo se contorcendo em uma sinfonia perfeita ao ritmo da música. Claro que me lembro, era a baladinha romântica do samba tocando por todas as ruas da cidade maravilhosa. Perto da tabacaria que eu a avistei, trajando aquele vestido longo e cheio de cores vibrantes, mas foi teu sorriso que me hipnotizou, transbordava energia e felicidade contagiante, era inesquecível. A madrugada chegara mais rápido do que eu previa e logo ela desapareceu na multidão que se espalhava pela cidade antes do despertar do dia. Tempos depois a reencontrei. Como eu sabia que era ela? Não presta atenção ao que digo meu jovem? Sim o sorriso, não tinha como confundi-lo, era único e combinava perfeitamente com aqueles traços sensíveis do rosto dela. Naquela mesma noite a conquistei, ela tornara meu mundo e eu levei-a para conhecê-lo. Gostaria de poder viver tudo novamente, tudo que errei e acertei faria da mesma maneira, aquelas sensações são incomparáveis, o despertar de minhas emoções. Posso ser louco, mas que graça teria a vida se não fosse cheia de loucuras? Elas que nos mostram a sanidade, irônico não? Ah meu cabelos brancos revelam que já vivi bastante, porém não o quanto o meu ser desejasse. É algo natural nascer, viver e morrer, não é assim que funciona a vida? É triste pensar em tudo isso, mas o Destino nos traça um caminho com início, meio e fim. Fui feliz, desfrutei de todos os prazertes da vida. Deus me fez humano com um propósito e eu o segui. Fiz de minha rainha a senhora mais alegre deste mundo e todos os outros, deixei minhas gerações a traçarem seu próprio caminho e entreguei ao mundo meu conhecimento, minha experiência com as palavras, com a dança, a música e todas as outras belas artes provindas da inteligência humana. Meu corpo pode estar no fim, mas minha alma viverá para sempre naqueles que se lembram de mim e ainda vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens