12 de fevereiro de 2011

Uma Sociedade Livre Para Viver

O homem perante a sociedade possui seus direitos, todos voltados a uma única situação: "a liberdade". O direito de ser livre surge junto da vida, ou melhor, desde antes da vida, pois já nos tempos de hoje são planejados os direitos das gerações que ainda não nasceram. Todos podemos fazer qualquer coisa, exceto tirar uma vida, o porquê está no simples contexto de se você rompe a vida de alguém você está a tirando de todos seus direitos e, primordialmente, aquele de viver.

A liberdade pode ser retratada como uma semente que torna-se uma vida, cresce e gera frutos, estes que podem ser usufruídos pelos que plantam a semente e a qualquer outro que queira também comer do fruto. São com as matérias geradas pela semente que contaminam as pessoas e se expandem pelo mundo criando direitos. Qualquer um é capaz de plantar e colher. E a semente, é o pensamento humano. A Inteligência e a burrice, como dizia o manifesto de 74 de Raul Seixas e Paulo Coelho sobre a Sociedade Alternativa.
A Sociedade Alternativa foi um conceito idealizado por Raul Seixas no auge de sua carreira, ela seria uma sociedade perfeita, em que todos fariam o que quisessem, aonde o normal seria ser e fazer coisas absurdas, tudo que realmente desse vontade, porém não é algo que daria certo com a humanidade, pelo menos não completamente, pois o mundo acabaria por virar um caos devido aos exageros decorrente da mente humana que enxerga além do mortal, não pelo fato de sermos sonhadores, mas por sermos capazes de matar uns aos outros para conseguir algum benefício, extrapolando os limites da liberdade. Ser livre não quer dizer que pode se acabar com a principal liberdade de alguém.
Religião, política e economia são o bem e o mau, o viver bem e o não viver. Os homens e mulheres de qualquer lugar do mundo giram através destes 3 conceitos, seria praticamente impossível encontrar um lugar no mundo que não haja pelo menos dois deles. Qualquer cultura é uma religião, precisamente com ou sem Deus, qualquer ação ou discussão é uma política e qualquer troca é uma forma de economia. Para qualquer sociedade no mundo alcançar a liberdade de cada cidadão de seu meio, é preciso fazer uma "jogada" entre religião, política e economia, não que devêssemos tornar todos pessoas mono, pessoas iguais, exatamente o contrário, seria cada um se conscientizar da diferença do próximo e viver com ele assim, participar de sua cultura e não formar blocos culturais impenetráveis de se entrar e sair, estes são os cegos, mudos e surdos do mundo, já que nunca ninguém entenderá suas informações e serão tratados por igual, são os que estão vivos, mas não vivem.
Todos já disseram um dia: faça sua parte. Este é um pecado imperdoável, é aí que surge os conflitos, é no individualismo, um conceito que reprime as liberdades de viver socialmente. O individualismo não fica somente no indivíduo, sociedades e culturas inteiras são individuais, não uns com os outros, mas com o mundo externo a eles. Não é com cada um fazendo sua parte que um mundo virara um lugar melhor para cada ser humano que vive, será com união, com força e braços unidos que mares de preconceitos serão quebrados e o mundo finalmente se rendera a todas as culturas e aprendera a viver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens