6 de dezembro de 2010

A beleza da guerra

Guerra. Um termo tão forte e tenebroso faz gerar pequenos devaneios sobre morte, destruição, massacres e outras funebridades, porém por detrás de todos estes males existe certa beleza, não das cores neutras ou da de sangue vivo,  mas sim a das capacidades humanas. Não falo de heróis de guerra, mas do que as pessoas são capazes de fazer a fim de defender os interesses de seu país, sua família ou a si mesmo.
Nestas épocas de crises nacionais, como a guerra civil norte-americana, ou de níveis internacionais, como a guerra mundial, deixam uma certa beleza marcante, que mostra aonde cada homem de cada exército pode fazer para salvar teus amigos, as tecnologias utilizadas que propicia hoje a evolução da humanidade, assim como ligas metálicas resistentes e curas para doenças. Entretanto, a maior beleza esta no ideal pelo qual estão ali, cada homem ou mulher, armados com canhões, palavras ou flores.
Guerra não significa somente luta entre espadas e armas, inclui a batalha pelos direitos e todo aquele conflito de culturas e choque de civilizações, bem como dizem cada qual com sua moral. Mas uma vez digo a beleza da guerra não está no mata-mata, alias isto é horripilante, esta no que leva os homens até a batalha, seja no campo ou nas palavras, e quais as conseqüências que isso trará diretamente ou indiretamente a estes ou seus parentes, amigos e, em muitas vezes, quem tem nada a ver com isto.
As conseqüências são o mais interessante de tudo, uma guerra torna o futuro totalmente imprevisível, pois ficam guardadas certas marcas e mágoas, que passam por gerações e envolvem pessoas que não tiveram contato algum com todo o acontecimento, mas ainda existe beleza, embora não esteja expressa em sua melhor maneira, ela ainda existe em cada um que guarda um pensamento ou recordação de tudo que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens