22 de dezembro de 2010

Conscientização das pessoas quanto aos deficientes físicos

A deficiência física não é uma doença, pessoas deficientes não são doentes, não possuem nenhuma bactéria contagiosa ou um vírus capaz de paralisar membros do corpo, embora algumas tenham adquirido este contratempo no corpo por meio de doenças, elas não as transmitem, portanto não existe o porquê tratar deficientes físicos como se estivessem com uma gripe mortal. São pessoas comuns, porém tem necessidades especiais e precisam ser tratadas diferentes, porém não isoladas, menosprezadas e ridicularizadas como acontece na maioria dos lugares.
Existem terceiros que se preocupam com os deficientes físicos e lançam projetos, constroem vias de acesso e levam o portador de necessidade especial até as ruas para viver em sociedade, estas também procuram conscientizar a população da importância de se valorizar aquele que é cego, cadeirante, surdo, etc.. Todavia, todos estes esforços não são suficientes, a maioria dos lugares ainda não tem uma rampa de acesso ou placas em braile, o que dificulta a vida de quem precisa destes meios para se viver no meio da sociedade.
As pessoas que lutam e protestam pelos direitos dos deficientes físicos geralmente tem algum parente ou conhecido bem próximo que sofre com isto e muitos dos protestantes também são deficientes, isto é bom? Não. Não estou dizendo que não é bom protestar pelos direitos deles, digo não quanto quem não protesta. Quantos anônimos que não tem nenhuma familiaridade com um deficiente físico se metem nestas lutas? Poucos, aliás, pouquíssimos. Isto me leva a ver que as pessoas só tomam providências quando sofrem na própria carne ou quando vêem a dor de um ente querido quanto ao assunto.
Já esta na hora das pessoas criarem um pouco mais de bondade e amor ao próximo e fazer coisas para o bem de pessoas que não se conhece, fazer caridade sem querer algo em troca. Não é necessário doar montantes de dinheiro, o governo é responsável por isto, afinal pagamos impostos para que? É preciso que se conscientizem as pessoas a ajudar aqueles que precisam de ajuda, é preciso cobrar dos políticos medidas de inclusão e adaptação social dos deficientes físicos, é preciso ajudar um cego a atravessar a rua, dar lugar no ônibus a idosos, gestantes, obesos, etc., todos podemos ajudar alguém que precisa de ajuda e não fingir que esta dormindo no banco do ônibus somente para não dar lugar a uma senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens