30 de dezembro de 2010

Dar de ombros. Indiferença ou ignorância?

Expressão geralmente encontrada em livros e demais tipos de edições. O dar de ombros é aquele movimento que peculiarmente fazemos quando não ligamos muito para o que alguém diz, quando se quer passar uma certa indiferença através dum movimento de se erguer os ombros, um típico: "estou nem aí" ou "eu se foda, não é comigo". O grande problema da expressão está exatamente no seu significado, quando vejo uma pessoa utilizar do movimento fico decepcionado e, até mesmo, triste, ao ver que aquela pessoa não liga para aquilo, ás vezes pode não significar muito para ela, mas para outras vale uma vida.
Uma manhã destas de verão, me deparei com um amigo na rua, saímos para tomar um açaí e bater um papo, mal sabia eu que estava prestes a ver uma calamidade. Em meio as conversas sobre as novidades, entrou um assunto sobre câncer infantil, comentei que tinha uma amiga voluntária no GAAC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer), ele aparentemente se interessou no assunto, comecei a falar de como era o trabalho lá e ele meio que não estava muito afim de ouvir sobre aquilo - dava para notar em sua testa - me vira e pergunta pergunta pra falar mais sobre minha amiga. Falei. Afinal, não ia ser tão mal educado. Por algum motivo que ainda penso qual seja, perguntei-lhe se queria participar como voluntário lá, ele simplesmente "deu de ombros" e disse: "Não é muito minha praia, não conheço ninguém mesmo com essa doença". Sinceramente? Fiquei transtornado com aquilo, e quase lhe mandei àquele lugar aonde o sol não bate. Acabei indo embora sem trocar muitas palavras com a 'peça'.
Hoje já não considero aquele cara mais como um amigo, pelo menos não como o considerava anteriormente, além disto, fiquei com a imagem daquele dar de ombros ridículo na memória, lembro-me de diversos outros casos que ele foi empregado, entretanto este levou a taça. Na maioria das vezes que me deparei com o sinal foi em forma de indiferença e também como modo de finalizar o assunto, como um "foda-se você é minha opinião". O gesto passou a virar uma forma de ignorância, como se indiferença não estivesse lá muito longe disto, mas venho aqui fazer um apelo a quem lê isto, tome cuidado ao utilizar o gesto e até mesmo com as palavras que o acompanham, é revoltante ver alguém chegar aos patamares de ignorância como este meu amigo, ou, melhor dizendo agora, colega. Não sejamos lá tão maldosos assim, custa a ninguém ajudar outra pessoa, doar sorrisos é muito melhor do que simplesmente fazer uma ligação e ajudar com 5 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens