23 de dezembro de 2010

O impacto da música

Alguma vez você já parou para tentar decifrar a música? Tentar entender o porquê que ela mexe tanto conosco? Mesmo aquelas em línguas que não entendemos? Música, mistura de sons instrumentais acompanhados ou não de vocais. Como pode um "barulho" mexer tanto com a cabeça das pessoas, com capacidade de mudar o estado de espírito de um minuto para o outro? Tirando a religião conheço nada assim, nem dinheiro, aliás, nem a religião funciona a tão curto prazo quanto à sinfonia de sons.
Guitarra, baixo, bateria, gaita, banjo, viola, órgão, violino, bumbo, violão, maracas, metalofone, flauta, acordeom, pandeiro, piano, teclado, chocalho, triangulo, harpa, pratos, cravo, contrabaixo, sino, violoncelo, sanfona, tambor, guitolão, tromba, tuba, espineta, bandolim, charango, alaúde, saxofone, etc.. Qualquer coisa que faça barulho pode virar som, basta conseguir ritmo, uma batida certa, alguns instrumentos são tão antigos que não se sabem quando foram inventados e a maioria dos que existem hoje, são derivados de outros que já existiram ou ainda existem. Alguns sozinhos já fazem a música, outros precisam de um acompanhante para conseguir a batida perfeita.
Na música as pessoas colocam seus corações, sentimentos, sensações, não somente quem compõe, mas também quem ouve, pois se identifica com a letra ou com a melodia, mesmo que não entenda qualquer palavra, existem letras que comovem, que hipnotizam, que fazem teu humor mudar em segundos. Existem sinfonias que transformam pessoas, deixam elas mais diferentes quanto quando fazem sexo, a música é capaz de transformar alguém e através dela que muitas pessoas conquistam outras. As pessoas são livres para escolher qual ritmo querem escutar, com qual se identificam mais, seja pagode ou rock, axé ou jazz, independente do estilo musical sempre haverá algum para alguém.
A música pode fazer grandes mudanças, e por que não utilizar dela então para mudar o mundo? Para mexer com as pessoas e espalhar uma prática social? Para fazer mais do que o dinheiro e a religião conseguem fazer? Porque não usar da música para unir pobres e ricos? Ocidentais e Orientais? Mulçumanos e Católicos? Por que não utilizar das façanhas da melodia para unir as pessoas e criar algo em comum com todas elas? Perguntas existem aos montes, o que faltam são respostas a elas, porém parado aqui ninguém faz nada, invés de ficar somente pensando no que poderia acontecer, devemos é levantar a buzanfa da cadeira e tomar providências, chame alguém para sair, para escutar uma música, para saber qual estilo vocês tem em comum, é mudando cada pessoa que mudamos o mundo. O melhor jeito de fazer isto é mexendo com as sensações de cada um, nada melhor do que música para fazer isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens