13 de dezembro de 2010

Emoções e sentimentos, razões para viver.



Sentimento é algo tão inintendivel, é exatamente esta palavra a certa para justificar  tais obras de Deus que se manifestam em cada ser vivo de sua criação. As reações decorrentes dos sentimentos são tão incompreensíveis quanto o próprio criador e olha que ele é bem complicado de se entender. A palavra já vem no plural porque não é somente um, mas são tantos que seria impossível citar todos, porém posso citar aqui alguns, como: amizade, felicidade, amor, alegria, orgulho, afeto, carinho, paixão, prazer, ansiedade, constrangimento, vergonha, timidez, culpa, ódio, pena-dó-piedade, inveja, ira, raiva, antipatia, pânico, mágoa, tristeza, medo, remorso, compaixão, dúvida, euforia, depressão, e, por fim, solidão. Muitos são tão complicados que não possuem nomes e outros são vindos da união de alguns destes e muitos outros não citados, entretanto, todos eles vem de um mesmo corpo e de uma mesma alma. Quais são estes? Embora sejamos frutos da obra de Deus, os sentimentos não vem Dele, mas de nós, humanos e, também os animais porque não? Somos todos seres vivos filhos do mesmo pai.

Olhando deste modo até parece que somos todos iguais, pois independente do momento acabamos manifestando sentimentos, o que realmente diferencia cada um de nós, é a causa, motivo e circunstância, que nos leva a gerar-los e expressar-los, estas mesmas razões são as quais pela qual vivemos.

Em qualquer sociedade homens e mulheres costumam relacionar-se, o porquê disto? Atração? Amor, paixão, busca pela felicidade? Ou somente prazer? E que tal se for tudo isso. Bem, isso não é uma pergunta mesmo, foi uma afirmação. E tudo isto ocorre devido a uma mesma coisa, sentimentos. Cada ato e ação humana são coordenados pelo o que sentimos, somos todos livres para pensar e agir, livre-arbítrio não é? Acontece que não é bem assim, somos dominados e controlados pelas emoções, é pensar em quantas vezes você não caiu em pranto devido algum acontecimento feliz ou triste, ou não se encheu de fúria e ira por conta de alguma coisa que aconteceu de errado. Somos livres para tomar as decisões do cotidiano, porém quando interferem em questões mais profundas e emocionais, os sentimentos começam a agir e você passa a ser anipulado por eles e perde a noção do que faz algumas vezes.

Bobagens são ditas e outras piores são feitas quando os sentimentos dominam completamente a alma, o exemplo mais prático é o homicídio, quantas pessoas não matam outras em um momento de euforia e logo após se arrependem? É uma excitação emocional quase que incontrolável, ela não pode ser detida, mas pode ser remanejada, depende apenas de você saber quais são os limites e manter-se sempre abaixo deles e não ali no pico a ponto de transbordar. Mas emoção não gera somente tristeza, meu Deus o que seria de nós se não existisse amor e alegria como principais propósitos? São momentos bons, aliás, os melhores, e tornam-se um vicio tremendo, em busca da felicidade, já virou até filme o tema, mas é o que faz com que estejamos vivos, uma razão para viver, para ser feliz, para amar, para viver bem.

3 comentários:

  1. O emuxinhoo , como você consegue escrever esses textos tão perfeitos? Parabéns Wady, ii sabes né emo ! EUTEAMO<3

    ResponderExcluir

Outras postagens